segunda-feira, 21 de junho de 2010

Reiki - Terapia energética natural.


O que é Reiki?

Reiki, é uma poderosa técnica de harmonização interior natural, descoberta e desenvolvida pelo Mestre Mikao Usui, nascido no Japão em 1858 aproximadamente. Reiki não é uma religião, não é medicina, não é um dogma ou doutrina, não é magia, nem passe, não é imposição de mãos, massagem nem mediunismo.

Na verdade Mikao Usui não instituiu nenhuma religião de cura. Os dons de cura e estas técnicas sempre existiram e foram praticadas no decurso da história; O Reiki tem suas bases e fundamentos nos mais profundos conhecimentos e métodos Budistas, Xintoístas e  Taoistas, mesmo não pertencendo a estas.

Entretanto há aquelas pessoas especiais que vieram ao nosso mundo e que receberam algumas chaves através de estudos profundos e revelações diretas de como se tornarem canais para a graça, a energia universal que vivifica tudo para o bem de todos. Estes mestres passaram a todos que desejem receber e trababalhar para o bem comum, os conhecimentos necessários para tal. Assim, a técnica Reiki de mestre Usuí, permite o canalisar a energia vital universal e alcançar a harmonia e o equilíbrio interior, através da canalização da energia vital universal (REI) sobre si mesmo, ou para outros seres.

Reiki é a pura energia divina que vivifica e dá força a tudo que existe na criação. Ela é divina(no sentido de ser pura, elevada, fonte e origem de tudo), é o amor incondicional, a luz que dá a vida, a saúde, a harmonia, a paz, o desenvolvimento de tudo que existe. Na verdade o Reiki não é uma forma de cura, como se houvesse uma que só faz tal função. Reiki, é a energia vital cósmica, que emerge da fonte criadora, e está presente em todos os seres em em todos os lugares, sustentando, mantendo, gerando.
O reiki assim sendo, é o colocar em ação este energia cósmica através de um terapeuta devidamente treinado afim de usar esta força para provocar a cura nos diversos níveis energéticos do ser afetando como consequência imediata os corpos físicos e a energia vital do indivíduo (Chi ou Ki).

O poder Reiki não pode de modo algum curar todas as doenças, a cura depende de vários fatores, dentro dos quais o estado do consciência e trabalho interior e o nível de adoecimento de cada indivíduo é diferente e por várias razões. A disposição deste para curar-se, mais a vontade cósmica que possibilitam isto para ele. O uso desta técnica alternativa de energia, um tratamento natural, ajuda e eleva, harmoniza tanto aquele que é canal, quando aquele que recebe, auxiliando poderosamente na melhoria dos estados de saúde, harmonia energética interior e promovendo a facilitação interna e as condições para que a pessoa possa trabalhar questões emocionais-mentais existenciais conflituosas.

Vamos abordar a estrutura do reiki e alguns dos seus benefícios.

Reiki = energia vital universal
Rei = Essência energética cósmica, consciência universal, espírito transcendental, força divina vivificante, parte espiriual.
Ki (chi ) = Energia vital, fluído da vida, o poder de sanar a natureza, prana, luz, energia que está presente em tudo que existe e dá sua força vital. Para entender o ki (chi), precisaríamos adentrar mais profundamente em estudos Taoistas, Xintoistas, Budistas, que no momento não cabem a esta introdução, mas pode ser entendida como a força vital que anima tudo que existe, ela pode ser celeste, terrena e humana.


Os princípios do Reiki passados pelo mestre Usuí é o que é chamado de um Kotodama, ou conjunto de preceitos que devem ser repetidos pela manhã e pela noite por possuir uma alma e por isso possuir energias curativas. São eles:

Só por hoje:


Não me irrito


Não me preocupo


Sou grato


Trabalhe arduamente


Sou gentil para com todos os seres.

Para Usui Sensei, estes ensinamentos deveriam ser tratados como mantras e por isso sempre recitados para que se possa alcançar paz e iluminação.

A técnica Reiki, simplesmente através do terapeuta devidamente iniciado no sistema, passa ser um canal da luz divina, o Ki universal, a luz divina que desce sobre ele e é direcionada pelas suas mãos e pensamentos sobre um ser humano, ou qualquer outra coisa existente visando tanto nos corpos físicos, emocional mental e espiritual, a trazer harmonia, paz, elevação, saúde no seu sentido mais amplo não apenas na supressão de sintomas. O Reiki além disso visa o aperfeitçoamento e a evolução da pessoa como um todo, através de um auto-conhecimento e desenvolvimento interior.


Figura representando terapeuta reiki atuando sobre a posição dos pés.

A Energia Rei desce sobre ele pelo chakra da cabeça, pelo chacka do coração e desce pelas mãos principalmente, mas também pelos olhos e respiração e o envolve como um todo.


O Reiki entende que todo problema físico deriva de desequilíbrios que advém de conflitos e desarmonias nos pensamentos, emoções e má alimentação e que se manifestão primeiro dos corpos mentais para o emocional e então para o corpo físico, manifesta e sua última instância. Desde modo o Rei é a sabedoria universal, a consciência onipresente de tudo que existe que envia, coordena o Ki humano a fim de que as pessoas sintonizadas a luz cósmica sejam canais de graça para o mundo.

Esta energia é conhecida por várias técnicas ao decorrer do mundo. A homeopatia usa a energia contida em seus remédios de cada elemento para reequilibrar os problemas energérticos, (a energia vital) pela máxima de que igual anula e ou equilibra igual. A acupuntura usa as agulhas, para afetar esta mesma energia vital que corre pelos meridianos, que podem estar bloqueadas, ou desequilibradas.

Nosso corpo físico, é apenas um nível dentro diversos outros níveis e corpos que tempos. Deste modo, terapias alternativas energéticas agem nestes energias que nos compõe afetando e reequlibrando nossos níveis mais densos, abrindo passagem para uma nova forma de ligar conosco e com a vida.

Reiki entretanto não é exclusiva a ninguém, não é um dom dado a poucos, mas muito ao contrário é uma técnica que permite a qualquer pessoa que deseje, ser canal, um instrumento da graça que passará por ela, para trazer cura e bênçãos ao mundo. Ao contrário do que se pensa, a energia Reiki não vem da pessoa que está fazendo o trabalho terapêutico, esta é apenas um canal para que as forças (ki universal ou Rei para o Reiki) que existe no universo e sejam canalizadas por ela. Você pode estar doente para receber o keiki, ou plenamente saudável, pois ele irá harmonizar você como um todo, elevando suas energias, agindo sobre seu lado mental, emocional e físico para que sejam destravados, harmonizados tudo que é preciso. Reiki traz paz, cura, elevação, harmonia plena para quem recebe, de acordo com a disposição da pessoa par melhorar.

O ideal é que o cliente receba o reiki durante 4 seções consecutivas com intervado de dias as vezes, para que seja feito todo o processo de purificação e harmonização. Entretanto, o número de seções virá de acordo com o progresso da pessoa ao se harmonizar. Mas muitas vezes até uma seção promove efeitos incríveis! Diz a tradição que todas as doenças humanas, são criadas pelo próprio homem, dado seu excesso de liberdade usada de maneira errada, seus maus pensamentos, emoções negativas e ações desequilibradas. O reiki ajuda neste processo de harmonização, mas claro que cabe a cada indivíduo fazer sua própria transformação pessoal seja ajudado por terapias diversas ou não, para tornar-se um ser de luz, com mais harmonia e promover maior qualidade de vida. Pode também ser utilizado para animais, para energizar água, comida, enviada ao passado e ao futuro, pode ser enviado para todo o mundo ajudando na cura do mundo, na dispersão das energias negativas e trazendo luz sobre todos.

>>>>>> Existem quantas formas ou linhas de Reiki?

Na verdade, Reiki como dissemos é uma técnica que visa a canalização da energia universal, guiado pelos mestres sobre a pessoa. Mikao Usuí foi aquele que desenvolveu o sistema Usuí, baseado em seus estudos do contato direto que teve sua iluminação no Monte Kurama, onde ficou por 21 dias meditando e em trabalhos espirituais. Na volta foi verificando que tinha voltando muito diferente da forma que tinha ido, aprendendo como utilizar da energia Ki, sem ficar desvitalizado, hoje esta tecnica é chamada por Reiki.

Após ele, como geralmente sempre acontece quando se sai da fonte, seus discípulos tenderam depedendo da escola que fudavam a modificar em alguns pontos. O sistema conhecido por Usuí, ao contrário do que se pensa não é uma linha direta e ininterrupta.

O Dr. Chujiro Hayashi médico da Marinha Imperial Japonesa e discípulo estimado de Sensei Usui foi um dos poucos que obteve sua autorização para ter seus próprios alunos. Após a morte de seu mestre, em 9 de março de 1926, o Dr. Hayashi, segundo sensei Hiroshi Doi, deixou a Gakkai e estabeleceu a Hayashi Reiki Kenkyu-kai, dando o grau de Shimpiden a 13 alunos, entre eles a Sra. Takata. A partir destes, foi usado as posições das mãos e todos os sinais como conhecidos, até agora.

Já outro sistema, o sistema Gendai, se ocupa de 3 graus estruturais e um quarto grau, chamado de sensei, ou mestre. Este usa técnicas utilizadas na Gakkai (unindo o entendimento das práticas antiga e as novas práticas japonesas) e se particulariza, por não utilizar as posições das mãos usados pelos ocidentais, mais de várias técnias para questões específicas, deixando também o terapeuta mais livre para usar sua sensibilidade. Nele passamos novamente por uma iniciação a fim de podermos exercutar algumas técnicas específicas que precisam de mais energia.

O Gendai Reiki Ho é a forma como o Reiki é ensinado em Kioto pela Escola de Reiki “Gendai-Reiki-Healing-Kyokai”, presidida pelo Sensei Doi Hiroshi, membro ativo da “Usui Reiki Ryoho Gakkai”, escola criada pelo Sensei Mikao Usui. Esse curso é ensinado nos moldes realizados pela “Gendai-Reiki-Healing-KYokai”. Os alunos recebem o Gokui Kaiden – o mais elevado Nível de Reiki – Gendai Heiki Ho. É necessário entretanto estar no nível II ou III do Reiki Usuí ocidental se assim podemos dizer, para fazer os níveis do Guendai.

Há também o sistema Karuna Reiki, que foi desenvolvido por Mestre William Lee Rand através de símbolos trazidos por vários mestres de Reiki. Mestre William Rand, juntou os símbolos com que se harmonizou e foi guiado a desenvolver um processo de sintonização, dando-lhe o nome de Karuna Reiki. Karuna Reiki é ensinado em três níveis sendo 2 níveis de praticante e 1 nível de Mestrado.

Há também o Jikiden Reiki, o tradicional Reiki Japonês, resgatado por sensei Tadao Yamagushi. A mãe de Tadao, fora iniciada pelo proprio Hayashi no Japão e esta ensinara e iniciara seus filhos da mesma forma como Hayashi recebera de Usuí e iniciara outros. Assim Jikiden Reiki, vem trazer a técnica e a iniciação como fora no início, sem alterações no ocidente ou mesmo do Japão moderno.

Na verdade todos este são certos, não há reiki errado, apenas dirigem mais ou menos a força através de técnicas desenvolvidas, mas na verdade tudo depende do terapeuta, porque como diz o próprio Mikao Usuí, até os símbolos devem ser um caminho e não um fim, já que a mente do ser humano pode acalçar qualquer lugar do universo e os símbolos devem ser ultrapassados.

Existem outras vertentes, como sacerdócios de Melkisedeck e outros, mas variam bastante do proposto pelo sistema Usuí, claro tendo sua sistemática própria.

Através da sintonização a que o candidato Reikiano passa por um mestre devidamente iniciado, o candidato passa por 3 etapas iniciatórias(no sistema Usuí), ou de sintonização como alguns preferem dizer, aprendendo a teoria a a utilização da técnica em cada nível. Ele cada nível recebe em seu ser, símbolos sagrados em seus corpos energéticos e passa então a canalizar o Ki divino (celeste e terreno - Rei), usando de mantras (palavras de poder), yantras (símbolos sagrados), que canalizam as forças por suas mãos. O último nível é o quarto, ou III-B onde ele se torna mestre reiki, que lhe permite sintonizar outras pessoas na grande energia da corrente Reiki.

Se você se sentiu atraído por esta forma de terapia, entre em contato para uma consulta de avaliação e experimente esta grande terapia energética natural.

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário